Em contato com o blog, torcedores do Goytacaz Futebol Clube me fizeram um questionamento:”Rhyann, você sabe o quê aconteceu com o instagram do clube?”. Bom, pesquisei e realmente não consegui achar! A página verificada do Alvinal no Instagram possuía mais de 33 mil seguidores, ou seja, era um forte e importante canal de comunicação para a imprensa, fãs e torcida.
Certas atitudes estavam causando estranheza em uma boa parte dos torcedores, como por exemplo os comentários bloqueados, e as postagens feitas em formato de vídeo por membros da gestão passada, presidida por Reinaldo Ribeiro Filho.
Derrubaram a página?
Em contato com um dos integrantes da diretoria anterior, foi dito que uma empresa do Rio de Janeiro era quem tomava conta das redes sociais do Goytacaz. Essa pessoa, que não quis se identificar, disse também: “Eu soube que existia uma movimento de torcedores para derrubar a página. Devem ter conseguido”, comentou.
O que a nova gestão pretende fazer?
Leandro Nunes, atual vice-presidente do Goytacaz, que fez parte da chapa “Resistência Alvianil”, vencedora da eleição ocorrida na última terça-feira (2), disse que a nova diretoria está lutando para tentar recuperar de alguma forma o instagram do clube.
Estamos lutando nessa frente também entre tantas outras que impusemos nessas semanas. Agora devidamente eleitos é empossados temos ainda mais autonomias e recuperar as redes sociais do clube, um ativo do clube. É direito e deve ser o canal direto de comunicação com os torcedores, espaço com mais de 33 mil seguidores que foi apagado, como mais um ato desprezível, mas vamos recuperar porque como disse, é mais um ativo do clube que estava sendo mal gerido, disse o também jornalista.
Qual o tamanho do prejuízo?
O blog conversou com João Marcelo, profundo conhecedor do universo das redes sociais. O profissional atua como Social Media, além de ser Especialista em Marketing e Mídias Digitais. João falou sobre o tamanho do prejuízo que poderá acontecer sem o instagram, principalmente em relação a construção esportiva e institucional do clube.
É importante entender o que de fato houve porque em se tratando de exclusão de conta há duas opções. A primeira é a desativação temporária dela, ou seja, ela somente deixa de ser visível, mas continua sendo acessada e pelas configurações pode voltar a ser visível sem nenhum dano aos seguidores e aos conteúdos do perfil. A segunda é a exclusão permanente da conta e essa decisão é irreversível.
Se de fato a conta foi excluída de forma definitiva é um impacto negativo não só pra imagem do clube e sua comunicação com os torcedores, mas também para esse momento em que o time busca de reerguer. Será mais uma dificuldade nesse processo.
A conquista de seguidores é uma construção que leva tempo, logo, a criação de um novo perfil não garante a volta dos 30 mil seguidores de forma imediata. Precisará ser feito um novo trabalho.
Vale lembrar que esse boom da imagem e das redes sociais do Goytacaz se deu também pela última campanha vitoriosa do clube e que furou a bolha da cidade e comoveu importantes perfis nacionais de futebol nas redes sociais.
Em relação a verificação da conta, o que chamamos de selo azul, é outra construção que levará tempo e muitas tentativas, uma vez que é difícil de ser conquistado. A Meta, empresa responsável pelo Instagram, oferece o serviço de assinatura desse selo somente para perfis de pessoas.
Para perfis institucionais é gratuito, mas precisa provar a relevância do perfil. Número de seguidores, conteúdos, citações em reportagens nacionais são levados em consideração e o atual momento do clube não favorece, também, para essa conquista imediata, reforçou o especialista.
Nenhum Comentário! Ser o primeiro.